segunda-feira, 19 de março de 2007

Ponto Cruz-Como Fazer

Como fazer
Ponto Cruz


Nas revistas e sites sobre Ponto Cruz diz-se que é uma técnica artesanal muito fácil, que requer pouca habilidade e usando qualquer livro com instruções sai fazendo Ponto Cruz. Não e não. Nesta técnica, como em todas as técnicas artesanais, deve-se procurar auxílio com alguém que já domine a técnica ou fazer um curso, para trabalhar com qualidade. São inúmeras as possibilidades de aplicação do Ponto Cruz: bolsas, toalhas de mesa, banho, rosto ou lavabo, roupas, quadros, panos de copa, cortinas, lençóis, fronhas, roupas de criança, babador, tapetes, etc.
Este ponto de bordar, como o próprio nome diz, forma uma cruz. O mais importante num trabalho manual é a beleza e principalmente a limpeza, portanto o avesso deverá ser perfeito, sem nós ou fios soltos.

O básico

1.2.3.4.5.
Centralize o desenho no tecido; Utilize 2 fios de linha, se usar fios em meadas; Não dê nós na linha. Dobre um fio de linha dupla e coloque as pontas no buraco da agulha. Faça o primeiro ponto, colocando a agulha de baixo para cima, fazendo uma laçada com a linha no tecido. Traga a agulha de volta para o avesso, e feche a laçada puxando firmemente; Não cruze a linha pelo avesso em áreas não bordadas. Arremate e recomece no lugar adequado; Arremate sempre pela frente do tecido; para isso, introduza a agulha por baixo do último ponto executado, no sentido horizontal e "saia" 3 pontos após, sempre pela frente do tecido;
6.7.8.
A agulha só poderá trabalhar em um único sentido: vertical, com a ponta para cima ou com a ponta para baixo;Todos os gráficos requerem cuidado com a contagem dos pontos;Faça sempre todos pontos de uma carreira, num único sentido "o de ida" depois volte cruzando os pontos . Veja o esquema ao lado:
Qualidade

A beleza de um bordado em Ponto Cruz está no avesso perfeito:

Direito
Avesso

Motivos
Os motivos normalmente são mitos, geométricos, infantis, flores, frutas, monogramas, etc. Os riscos você pode adquirir nas bancas de jornais, que tem uma grande variedade de revistas nacionais e internacionais.

Tecido

O tecido mais usado é o étamine, também conhecido por panamá, mas também tem o cânhamo e o linho.

Caso queira bordar em tecido que não permita contar os fios, por exemplo, o brim ou a malha, você pode utilizar um pedaço de talagarça sobreposta ao tecido base.

Assim você alinhava a talagarça no tecido, faça o bordado e depois desfie essa talagarça, ficando apenas o bordado, veja a figura:

Os fios

São utilizados fios de algodão tipo mouliné das marcas DMC, ANCHOR ou Círculo. Existe também alguns fios metalizados que, utilizados com parcimônia, poderão dar um brilho ao trabalho executado. A Soliarte trabalha com fios da Anchor (Coats Corrente). Nunca retire o rótulo das meadas, para manter o código de referência da cor, pois o leque de cores é grande. As meadas trazem de 8m de fios de algodão de alta qualidade. Os 6 fios são facilmente separados.

Agulha

A mais utilizada agulha para ponto cruz é a número 24.

Dicas

Inicialmente verifique o posicionamento do motivo no tecido;Sempre comece o trabalho pelo centro.

Trabalhar com bastidor

Normalmente se borda no tecido sem nenhum suporte, facilitando a aplicação do método em que costuramos utilizando o meio ponto, indo até o final da carreira e depois voltando. O bastidor poderá ajudar, a tela fica tensa e se borda sempre no sentido de cima para baixo. Existe controvérsia, pois os 2 métodos têm aficionados. No caso do bastidor é possível utilizar as 2 mãos.

Programas construtores de gráficos

Os melhores programas são vendidos, e neste caso não utilize o programa sem registrar e pagar a taxa. Cuidado, não utilize como motivo símbolos de equipes de futebol e outros gráficos com direitos reservados, tipo Pato Donald, etc.. Existem inúmeros softwares para transformar a sua foto ou desenho em ponto cruz.

Nenhum comentário: