quarta-feira, 28 de março de 2007

Píncéis

Pincéis – Utilização e Cuidados
Se os pincéis são sua ferramenta, também são a chave para o seu sucesso, por isso, compre os melhores que puder. Mesmo porque, se você observar certos cuidados, seus pincéis vão durar muito tempo. Para cada técnica, para cada tinta, para cada superfície a ser pintada, existe um pincel mais indicado. As empresas fabricantes possuem catálogos que contém todas essas informações. Nós aqui vamos falar somente sobre os tipos de pincéis quanto ao efeito que ele produz e sobre sua conservação.-
Tipos de pincéis:
- Chatos – Geralmente são usados para pintar áreas maiores (relativamente ao tamanho do pincel). Também pode ser usado para pinceladas de flutuação e para pintar folhas nas técnicas de pinceladas praticadas.
- Chanfrados ou Angular – Indicados para o Floating e para atingir áreas diminutas como cantos pontiagudos.
- Redondos – Para pinturas de pinceladas ensaiadas como Bauernmalerei e outras.- Redondo Angular (Deer Foot)
O chamado “Pata de Vaca”, para efeitos de pêlo, de areia, de nuvens, etc.
-Filbert ou Língua de Gato – Para traços retos e contínuos (largos ou finos, dependendo da posição em que for usado)
- Filete – Para traços finos
- Liner – Como o filete, mas com as cerdas mais longas.- Leque (Fan) – Usado para fazer “matinho”, cabelos, copas de árvores, etc.
- Mousse – para efeitos especiais (muito usado em pintura em seda)
- Trincha – Pincéis chatos e largos, para pintar grandes extensões, aplicar goma-laca, fundo ou verniz.
- Conservação e Limpeza:
Mantenha seus pincéis sempre bem acondicionados, protegendo as cerdas para que não “amassem”. Se você usa diferentes tintas, tenha para cada uma um jogo de pinceis, pois os resíduos que permanecem entre as cerdas, mesmo depois de limpos, podem danificar seu trabalho. Também convém separar os pincéis usados para aplicar vernizes ou outros produtos auxiliares. Limpe-os no diluente apropriado à tinta ou verniz que estiver usando.
Quando estiver pintando, não deixe seus pincéis por muito tempo na água. Habitue-se a enxaguar e secar sempre que trocar de pincel e nunca os deixe secar com tinta nas cerdas.Lave-os com detergente neutro ou champoo sempre que julgar necessário, “penteando” as cerdas com as unhas ou com uma escova de dente. Se quiser, deixe de molho por no máximo 30 minutos. Coloque um pouco de condicionador (esse que você usa nos cabelos) em um frasco e, quando lavar seus pincéis ou quando parar de trabalhar, coloque um pouco na palma da mão e massageie com os pincéis, arrumando as cerdas para que fiquem todas juntas (do mesmo jeito que eles vêm, quando você os compra). Dessa forma você os terá como novos por muito mais tempo.Dicas de conservação das tintasSiga as instruções de uso geralmente impressas nos rótulos. Mantenha os frascos fechados, mesmo quando em uso. Procure deixar as tampas e o bocal dos frascos ou tubos sempre limpos. Se você tem o hábito de usar tintas líquidas diretamente das tampas, experimente usar tampinhas extras (de refrigerantes). Guarde alguns frascos vazios e lavados para eventuais misturas de cores. Se a tinta usada for à base de água, quando precisar diluir, use água filtrada.Restos de tinta á óleo, podem ser guardados na geladeira, mas convém que sejam muito bem embalados com papel alumínio e/ou filme plástico.
BONS TRABALHOS!

Nenhum comentário: