segunda-feira, 19 de março de 2007

Sabonetes-Como Fazer

Sabonetes
Passo 1: Corte em pedaços pequenos a base de sabonete glicerinado, ou rale em ralador grosso, pese a quantidade necessária para a receita e coloque tudo dentro de uma panelinha esmaltada ( de ágata) ou inox e coloque em banho Maria para derreter.
Dica: Nunca utilize recipientes de alumínio. Não deixe aquecer mais do que 70ºC, para não "queimar" a base, isto pode acarretar problemas no sabonete tais como aroma desagradável ou sabonetes que suam ou ficam constantemente molhados.
Se a quantidade for pequena o suficiente para 1 ou 2 sabonetes pequenos, você pode derretê-los no microondas colocando em pote de plástico próprio. ( Em torno de 15 segundos conforme o aparelho).
Passo 2: Enquanto derrete a glicerina ou mesmo antes , vá medindo os ingredientes e deixando tudo preparado: os aditivos,corantes, essências e fôrmas.
Passo 3: deixe amornar um pouco, mas não o suficiente para começar a endurecer, com o tempo você vai pegando prática, mesmo porque, este ponto varia conforme o fabricante. Adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, também as manteigas de cacau ou cera de abelha devidamente derretidas previamente em recipiente separado.
Passo 4: Adicione o corante líquido, que pode ser alimentício, embora este tipo de corante desbote com certa facilidade, ou os próprios para sabonetes à base de água ou álcool.

Passo 5: Adicione essência própria para sabonete, a proporção geralmente é de 25ml para cada Quilo de Base, esta proporção varia para mais ou para menos conforme a essência escolhida, o fabricante e seu gosto. Mexa lentamente para não formar muita espuma
Dica: Não utilize essência para velas porque não são essências aprovadas para uso na pele. Não coloque essência com a base muito quente, com o calor a essência tende a evaporar e se dissipar, pois elas contém elevado teor alcoólico, o mesmo ocorre com os extratos glicólicos.
Passo 6: Derrame na forminhas caso se formem bolhas, você pode dissipá-las borrifando um pouco de álcool de cereais. Aguarde o endurecimento.(em torno de 20 minutos para as forminhas pequenas).
Dica: Evite um local com muita corrente de ar para fazer seus sabonetes, não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, sabonetes não são como gelatina que endurecem com o frio, eles endurecem pelo processo da massa mesmo. O que você pode fazer é colocá-los na geladeira após seu endurecimento por uns 20 min ou meia hora para facilitar que estes se desenformem, caso isto não esteja acontecendo com certa facilidade.
Passo 7: Embale os em filme de PVC.
Dica: No caso de se formarem algumas bolhas de ar entre o filme e o sabonete, compromentendo seu acabamento, fure o filme de PVC com a pontinha de uma agulha e passe um pano expulsando a bolha, cuidado para não forçar e marcar o sabonete.
Passo 8: Coloque todos os utensílios de molho em água quente de preferência. Mantenha seus utensílios sempre limpos. Guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não perca a umidade e se estrague antes da hora.

Nenhum comentário: