segunda-feira, 19 de março de 2007

Scrapbooking-Como Fazer


Como fazer
Scrapbooking


Diz o dicionárioScrap: Fragmento, pedaço de papel, sobras, etc.Scrapbook: Álbum de recortes

A técnica Scrapbooking é um sucesso nos Estados Unidos e aos poucos está conquistando adeptos em todo o mundo. No Brasil, muitas pessoas estão praticando scrapbooking. No seu início foi utilizada para relembrar os entes queridos que falecem nas atrocidades que ocorrem em nossos dias, sejam guerras violentas e atentados, onde pessoas inocentes e pacatas perdem suas preciosas vidas. Surgiu a idéia de enfeitar o álbum, dando um colorido especial às fotos. Vejam, num momento em que cresce o interesse em guardar as fotos no computador, retornamos aos tempos das fotos em papel. Sejam em casamentos, nascimentos e todo tipo de festas as fotos quando aplicadas na técnica do Scrapbooking ficam lindas. Mesmo os fotógrafos profissionais já oferecem álbuns elaborados na técnica do Scrapbooking. Ao praticar Scrapbooking você deve ter senso crítico e, como uma medicação, utilizar a dose na medida certa. Nunca exagere no trabalho com Scrapbooking. No fundo, você estará dando sua interpretação para uma ocasião, transparecendo seu estado de ser.

Porque fazer Scrapbooking? Para dar um refinamento e complemento na apresentação de suas fotos. É ótimo para rever todas as fotos da família e fazer uma bela montagem. Com criatividade, você poderá mostrar todas as fotos de uma viagem, por exemplo, Petrópolis-RJ, sem maiores explicações. A montagem, por si só, levará o amigo ou amiga pelos caminhos de Petrópolis.

Devo pegar as fotos ou álbum antigo e transformar num Scrapbook em 1 ou 2 dias? Você não precisa refazer ou montar um álbum inteiro na técnica Scrapbooking em um só dia ou em uma semana. Pratique Scrapbooking sempre. Um ou mais dias por semana pegue algumas fotos e faça uma montagem. Assim, estará revendo suas fotos e dando uma interpretação utilizando as sobras ou materiais que tenha em sua casa. Pratique o Scrapbooking em grupo ou reúna a família ou amigos para cada um mostrar seus Scrapbooks. Nas viagens feitas com amigos cada um poderá dar sua interpretação e relembrar na montagem das fotos, com alguns itens ou bilhetes de passagens comprados na viagem, momentos pitorescos, que poderão até arrancar boas gargalhadas. Afinal, precisamos sorrir, estar alegres. Relembrar uma viagem de veraneio é uma terapia.


O projeto

O primeiro passo é o projeto. Pegue as fotos, analise-as, relembre a ocasião, e verifique os materiais que poderá utilizar na montagem do scrapbook. Não cole ou faça perfurações nas folhas antes de ter o projeto pronto, afinal o custo dos produtos é elevado e toda economia é necessária.

Scrapbooking usual



Selecione o material desejado. Utilize ferramentas de qualidade.


Para cortar utilizamos uma tesoura de titânio com alta precisão de corte.


Os carimbos são muito utilizados em detalhes que serão repetidos.


O desafio é você montar a página na técnica Scrapbooking procurando, através das imagens e efeitos utilizados, passar a sua mensagem. O ideal é utilizar a menor quantidade possível de textos. Evite colocar texto extenso, para evitar muita poluição.

Nenhum comentário: