terça-feira, 27 de março de 2007

Velas-Vários tipos- Como Fazer

Velas flutuantes
Material:
1 Kg de parafina
100 g de cera micro
30 a 50 ml da essência que preferir
corante a base de óleo (anilina)
pavio
palitos
1 panela pequena
vaselina líquida
forma (com o formato que preferir
)

Como fazer
1. Aqueça a parafina com a cera micro em banho-maria até derreter tudo. A fusão ficará transparente como água.
2. Mergulhe o pavio, em pedaços de 25 cm, na cera e estique-o para que seque de forma reta e uniforme. Ele ficará bem firme. Guarde-o.
3. Acrescente o corante - apenas um pouco já dará uma cor consistente - e misture bem com os palitos de madeira.
4. Acrescente a essência. Algumas gotas já proporcionarão um bom aroma.

5. Unte as fôrmas com a vaselina líquida.
6. Derrame a parafina já colorida nas fôrmas untadas.
7. Deixe endurecer por alguns minutos até que a cera fique um pouco consistente, mas não dura. Para saber melhor o ponto certo, sacrifique uma de suas fôrmas elegendo-a para teste - ela poderá voltar para a panela de novo e voltar à forma líquida.

8. Corte o pavio em pedaços de 3 a 4 cm e coloque-os bem no centro de sua vela até encostar no fundo da fôrma.9. Deixe secar até endurecer definitivamente retire as velas das fôrmas e corte novamente os pavios de cada fôrma de modo a deixá-los apenas com 1 cm.

Vela de canela
Material
1,5 kg de parafina em pó
1 pavio parafinado com base em metal
1 leiteira e 1 assadeira redondas
2 formas redondas
10 cm (largura) x 13 cm (altura)
15 cm (largura) x 13 cm (altura)
essências de canela
corantes à base de óleo (vermelho e marrom)
canela em pau
vaselina
palitos de madeira (pode ser lápis)
avental
Fazer a vela piloto
1. Colocar a parafina em banho-maria na leiteira até derreter. Dica: Para a sua assadeira não empretejar, coloque algumas gotas de vinagre na água do banho-maria.
2. Enquanto a parafina derrete, unte a forma com bastante vaselina para a vela piloto sair fácil.
3. Quando a parafina tiver derretida, acrescente a essência (1 tampa) e os corantes (1/2 tampa de cada).
4. Coloque o pavio na fôrma menor. Depois despeje a parafina na fôrma. 5. O pavio deve ficar bem centralizado e reto. Para mantê-lo na posição, utilize um hashi (palito japonês).

6. Deixe endurecer por aproximadamente 1h30. Esse tempo depende das condições climáticas.
Vela de canela
1. Unte a fôrma maior com vaselina. Disponha as canelas em paus em volta da fôrma de modo que fiquem eqüidistantes. Dica: Se tiver dificuldade em equilibrar as fôrmas, utilize grampos.
2. Coloque a vela piloto no centro da fôrma. Despeje a parafina até 1 cm do fundo da fôrma e espere esfriar fixando as canelas. Espere endurecer por aproximadamente 15 minutos.Dica: A parafina deve estar bem quente! Preencha toda a fôrma até a borda.
3. Espere 2 horas, aproximadamente. Retire da forma. Para dar o acabamento na vela,deve raspá-la, utilizando uma faca ou espátula. O processo da raspagem é muito simples! Basta retirar a parafina que está cobrindo as canelas, e pronto!

Vela em grãos
Material
parafina comum em pó e parafina lentilha-plus
anilina em pó à base de óleo cor de laranja
vaselina líquida ou essência à base de óleo
1 vidro comprido alto
sacos plásticos
pavio próprio para velas-gel
uma luva cirúrgica ou plástica
Como fazer
1. Tinja a parafina comum em quatro tons de laranja. Coloque pequenas porções de parafina branca em um saco plástico, acrescente a anilina em pó e a essência oleosa (ou a vaselina). Quanto maior a quantidade do líquido, mais diluída será a tonalidade final.
2. Feche o saco plástico mantendo o ar dentro e balance para tingir por igual. Tinja a lentilha-plus com uma tonalidade mais forte.
3. Comece a montagem. despeje no vidro uma pequena porção de parafina comum. Posicione-a m um canto, inclinando levemente o vidro.
4. Acrescente aos poucos, irregularmente a parafina, alterando os diferentes tons com a parafina branca. Despeje de maneira que os grãos (escorram) pela parede do vidro.
5. Quando faltarem 3 cm para atingir a borda do vidro, cubra a superfície com uma fina camada de um único tom de parafina comum em pó. "Cave" quatro espaços com o dedo para produzir um efeito diferente e cubra com a parafina comum.

6. Enfie o pavio no centro da vela, mantendo uma distância de 2 cm do fundo do vidro. Esse cuidado é importante, pois impede que o fogo do pavio encoste no vidro e provoque um estouro.
7. Para fazer o acabamento e facilitar o transporte das velas, derreta uma pequena quantidade de parafina branca comum em banho-maria e despeje devagar sobre a parafina em pó. Esse processo é opcional.

Nenhum comentário: