segunda-feira, 19 de março de 2007

Vitral-Como Fazer


Vitral
Todo projeto de vitral, independente do seu tamanho, deve seguir algumas regras básicas de execução que devem ser respeitadas para um melhor resultado final:
1 - Projetos de Grande Porte (Acima de 50 m2)
Este tipo de vitral requer atenção especial, devendo ser especificado na fase de anteprojeto para que se possa conciliar as condições técnicas do vitral com as especificações de estrutura da obra ou seja:
Cálculo estrutural deverá ser elaborado em concordância com o projeto de vitral para que não ocorram interferências visuais significativas da estrutura de sustentaçãoem relação ao desenho final do vitral.
O vitral deve ser subdividido em blocos de 0.60 a 0.80 mts x 0.80 a 1.40 mts, mais ou menos conforme especificação do projeto.
Quando executar-se o cálculo estrutural, o qual deve ser feito por engenheiro especializado, pode-se definir o tamanho das peças de vitral, possibilitando o início da execução muito antes da estrutura metálica, o que no caso do projeto de grande porte permitiria a redução do cronograma da obra, visto que a execução de vitrais desse porte tem um longo prazo de entrega (de 6 meses a 2 anos conforme o caso).
2 - Projetos de Médio Porte (10 a 50 mts)
Dependendo do tipo de projeto não seria necessário um cálculo estrutura específico, porém o mesmo deverá passar por aprovação do engenheiro responsável.
A estrutura metálica de sustentação poderá fazer parte integrante do desenho do vitral desde que permita um perfeito intertravamento do projeto com relação à distribuição de tensões na estrutura.
As peças ou blocos do vitral podem seguir as mesmas medidas do item "Grandes Vitrais" 3 - Projetos de Pequeno Porte
Este tipo de projeto basta apenas saber que é possível executar peças maiores ex: 0.80 x 2.20 mts desde que se utilize barras de reforço para que a peça possa ser auto-portantes.

Nenhum comentário: